Judeu, Alcolumbre lamenta ataque a tiros na Austrália: 'Ato cruel movido pelo antissemitismo'
14/12/2025
(Foto: Reprodução) O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), lamentou e manifestou solidariedade aos familiares e às vítimas do atentado a tiros na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, neste domingo (14).
O ataque aconteceu durante uma celebração do festival judaico de Hanukkah. O atentado deixou 11 mortos e 11 feridos.
🔎O Hanukkah é a celebração judaica de oito dias que comemora a luz que resiste à escuridão, em alusão à resiliência do povo judeu.
Veja mais repercussões sobre o atentado na Austrália
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Judeu, o senador do Amapá classificou o episódio como um "ato cruel, movido pelo ódio e pelo antissemitismo", que atinge "não apenas a comunidade judaica da Austrália, mas fere valores fundamentais como a vida, a liberdade religiosa e a convivência pacífica" (leia a íntegra da manifestação aqui).
"Na condição de judeu, sinto de forma ainda mais profunda a dor deste momento e expresso minha solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e à comunidade judaica da Austrália e do mundo inteiro", afirmou o presidente do Senado, em nota.
Íntegra
Leia a íntegra da nota divulgada por Davi Alcolumbre:
NOTA À IMPRENSA
Manifesto profunda tristeza e indignação diante do ataque terrorista contra a comunidade judaica ocorrido neste domingo (14), durante o acendimento da primeira vela de Chanucá, na praia de Bondi, em Sydney, que resultou em mortes e deixou dezenas de pessoas feridas.
Trata-se de um ato cruel, movido pelo ódio e pelo antissemitismo, que atinge não apenas a comunidade judaica da Austrália, mas fere valores fundamentais como a vida, a liberdade religiosa e a convivência pacífica.
Na condição de judeu, sinto de forma ainda mais profunda a dor deste momento e expresso minha solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e à comunidade judaica da Austrália e do mundo inteiro.
O terrorismo, motivado pelo antissemitismo ou por qualquer outra forma de ódio, é inaceitável. O Congresso Nacional se une às manifestações internacionais de repúdio e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa.
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP), conduz sessão do Senado em 16 de julho de 2025.
Jefferson Rudy/Agência Senado