Produtores da agricultura familiar recebem licenças para plantio de milho e soja em Macapá
16/02/2026
(Foto: Reprodução) Mais áreas são liberadas no Amapá para o plantio de grãos
Produtores da agricultura familiar receberam mais de 1.000 hectares de licenças para o plantio de milho e soja em Macapá. A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura busca ampliar a produção e aumentar a renda das famílias.
Segundo o secretário de Agricultura de Macapá, Rafael Martins, a medida surgiu após estudos que apontaram a necessidade de ampliar a oferta de milho verde no mercado local.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
“Observamos a necessidade de colocar mais milho verde no mercado consumidor da cidade de Macapá. O milho é uma alternativa para o pequeno agricultor, já que pode ser colhido em até 90 dias”, explicou.
O milho garante renda mais rápida em comparação a culturas como a mandioca, que levam mais de um ano para serem colhidas. A prefeitura oferece ainda o apoio técnico, insumos e acompanhamento durante todo o processo, do plantio à colheita.
Sobre o programa
O programa começou em dezembro e já alcançou 100 hectares plantados até fevereiro. A meta, segundo a prefeitura, é ampliar a produção de milho verde e fortalecer a agricultura familiar.
“Já atingimos 100 hectares plantados e teremos bastante milho verde, ajudando o agricultor nessa nova cultura”, disse Rafael Martins.
A Secretaria conta com uma equipe de agrônomos e técnicos que acompanham os plantios, identificam pragas e orientam os agricultores no combates
“Sendo uma cultura curta, você necessita de acompanhamento constante. Isso evita perdas e ajuda o agricultor”, destacou o secretário.
Além das licenças para grandes produtores de soja e milho, o foco principal da prefeitura é apoiar os pequenos agricultores, oferecendo alternativas rápidas de geração de renda.
LEIA TAMBÉM:
Ervas medicinais e ancestralidade do Amapá marcam desfile da Mangueira
Mel do Amapá chega ao mercado Europeu após acordo firmado em Dubai
Produção de arroz e feijão recua, mas safra da soja cresce quase 30% no Amapá, segundo IBGE
Segundo a prefeitura, o programa tem sido um sucesso. Até agora não houve registro de pragas nas lavouras acompanhadas.
“Estamos fazendo acompanhamento constante e não tivemos nenhum caso de pragas no milho”, afirmou Rafael Martins.
As equipes visitam regularmente as áreas plantadas para garantir qualidade e evitar perdas. O objetivo é colocar o agricultor no mercado e levar milho produzido na região para a mesa da população.O milho será comercializado em feiras, supermercados e pontos de venda da cidade.
Produção de soja e milho em Macapá – Exportação para a Guiana Francesa
Arthur Alves/PMM
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: