Sistema de radares fixos entra em fase de testes em Ribeirão Preto ainda sem aplicação de multas
21/01/2026
(Foto: Reprodução) RP Mobi testa primeiro radar fixo do pacote contratado pela Prefeitura de Ribeirão Preto
A RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito de Ribeirão Preto (SP), marcou para o próximo dia 27 de janeiro os testes com o primeiro radar fixo de velocidade da cidade, instalado na Avenida Marechal Costa e Silva, na zona norte.
A avaliação de equipamento e de software, chamada de prova de conceito, tem o objetivo de confirmar se a empresa pré-selecionada no processo de licitação tem capacidade operacional de realizar o serviço e atender os requisitos do contrato.
Apesar de o equipamento já estar instalado no sentido bairro-Centro, na região do bairro Tanquinho, e de haver uma indicação de velocidade - 60 km/h - ainda não haverá aplicação de multas.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O radar na Avenida Marechal Costa e Silva deve ser o primeiro dos 70 fixos que o prefeito Ricardo Silva (PSD) prometeu colocar em operação em Ribeirão Preto em substituição aos radares móveis.
O objetivo, segundo o chefe do Executivo, é dar mais transparência à fiscalização de trânsito e acabar com a "indústria da multa" proporcionada por detectores instalados de surpresa nas ruas.
Radar fixo instalado na Avenida Marechal Costa e Silva, em Ribeirão Preto (SP).
Reprodução/EPTV
Como será o novo sistema de radares?
O projeto da prefeitura prevê a instalação e manutenção de 70 radares fixos.
Além disso, serão instalados 40 radares híbridos, que não só verificam a velocidade dos veículos, mas também fiscalizam se o motorista passa no sinal vermelho ou para sobre a faixa de segurança dos pedestres.
LEIA TAMBÉM
Prefeito de Ribeirão Preto anuncia fim dos radares móveis e instalação de equipamentos fixos
Também estão previstos 40 redutores eletrônicos, que sinalizam os motoristas quando eles estão acima da velocidade permitida, bem como cinco leitores automáticos de placas (LAPS) para faixas exclusivas e duas lombadas móveis eletrônicas.
Radar fixo em testes na Avenida Marechal Costa e Silva, em Ribeirão Preto (SP).
Reprodução/EPTV
A expectativa é de que os radares móveis sejam substituídos gradativamente ao longo do ano.
A licitação dos radares fixos foi lançada no fim de 2025, com cinco interessadas em participar do pregão presencial. Em 12 de janeiro, a empresa Consórcio RP Vias Inteligentes foi a pré-selecionada ao apresentar a proposta com valor mais baixo.
O contrato somente deve ser assinado após a realização da prova de conceito, marcada para 27 de janeiro.
Agente de trânsito da RP Mobi opera radar móvel em Ribeirão Preto, SP
Acervo EP
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região